Agropecuária de Mato Grosso é alvo de interesse da estatal boliviana YPFB - Vila Bela, MT

Notícias de Última Hora

Blog de notícias do município de Vila Bela Ss. Trindade, MT

Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Agropecuária de Mato Grosso é alvo de interesse da estatal boliviana YPFB

Ascom Famato
O governo boliviano quer fazer parcerias em Mato Grosso para distribuição de gás natural, comercialização de ureia e importação da soja mato-grossense. Representantes da estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e da empresa Nutrioil estiveram esta semana (22/08) na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para conhecer as potencialidades econômicas do estado.


Segundo o presidente da YPFB Óscar Barriga, o objetivo da visita é abrir novos mercados com Mato Grosso, tanto para exportação de ureia, utilizada na agricultura, como de outros produtos da Bolívia para o Estado e vice-versa.


A partir de setembro, entrará em operação na Bolívia uma fábrica de ureia com capacidade para produzir 700 mil toneladas por ano. A expectativa é de que 70% do produto seja comercializado no Brasil, que tem grande potencial agropecuário, especialmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Para o setor produtivo rural, a parceria é positiva e sinaliza uma nova possibilidade de adquirir a ureia de um país mais próximo, já que a maior parte da importação vem da Rússia.


Na avaliação do presidente do Sistema Famato Normando Corral, a proximidade da Bolívia facilitará o acesso ao produto e pode minimizar custos de produção. "Precisamos prestar mais atenção nos países vizinhos. Mas é importante destacar que ainda temos dificuldades de acesso pelas estradas. 

Se otimizarmos a logística levando grãos para a Bolívia e trazendo a ureia, poderemos minimizar o custo de frete e otimizar os negócios. Mato Grosso tem possibilidade de comprar, mas desde que tenha condições de transporte. Essa logística precisa ser economicamente vantajosa", disse Corral.


Conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a projeção de produção de soja e milho para 2025 no estado será de 46,2 milhões de toneladas e 38,5 milhões de toneladas, respectivamente. Isso demonstra o potencial produtivo para aquisição de fertilizantes dos vizinhos bolivianos.


Na Famato, a reunião contou com a participação dos presidentes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) Endrigo Dalcin e da Associação dos Produtores de Algodão (Ampa) Alexandre Pedro Schenkel. 

Também participaram o diretor Financeiro e Administrativo da Famato Vilmondes Tomain e os superintendentes do Imea Daniel Latorraca e do Senar-MT Otávio Celidonio, além de representantes do Governo de Mato Grosso.


Após a reunião na Famato, o governo de Mato Grosso assinou um memorando de entendimento com a YPFB para o fornecimento de gás natural e ureia para o estado. A assinatura aconteceu durante o workshop Oportunidades de Negócios Mato Grosso e Bolívia: Gás e Ureia, realizado no Palácio Paiaguás.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Carlos Avalone, o documento formaliza as futuras negociações com o governo boliviano para o fornecimento de gás e ureia para Mato Grosso. "Este memorando fortalecerá a possibilidade de eles serem ‘sócios’ da MT Gás e com isso garantimos o contrato firme", afirmou.


Fonte: Ascom Famato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patrocinado

Post Top Ad