Imigrantes que também fizeram história em Vila Bela da Santíssima Trindade - Vila Bela, MT

Notícias de Última Hora

Blog de notícias do município de Vila Bela Ss. Trindade, MT

Post Top Ad

Post Top Ad

sábado, 28 de março de 2015

Imigrantes que também fizeram história em Vila Bela da Santíssima Trindade


Imigrantes que também fizeram história em Vila Bela da Santíssima Trindade


Mas com o tempo o homem branco foi chegando e ocupando seu espaço e fazendo historia no local como, por exemplo, o missionário Gustavo Adolfo Bringsken que se mudou para Vila Bela em setembro de 1955, aos 21 anos recém-casado, com Janny Bringsken. No inicio chegaram a ser hostilizados, mas acabaram sendo aceitos e sob a liderança de Gustavo foram construídos no município, igrejas, uma escola, uma fábrica de tijolos, um hospital e três postos de saúde.

Em 2013, Gustavo e sua esposa voltaram a morar na Holanda. Mas deixaram o filho vila-belense Jacob André Bringsken que é clínico geral, e atende em Vila Bela da Santíssima Trindade. Em Vila Bela muitos moradores passam dos 100 anos de idade.

De acordo com o IBGE, dos 15.138 habitantes do município 74% são negros ou mulatos. Segundo moradores, o fato de Vila Bela ter sido administrada por negros desde o século passado criou-se na cidade gerações sem complexos de inferioridade e orgulhosa de sua cor. No mês de julho são realizadas as tradicionais festas do Senhor Divino, Congo e São Benedito.

No Lugar há agências bancárias, hospital, postos de combustíveis e pequenos hotéis e restaurantes. A cidade conta com serviço de telefonia celular e internet. Altitude: 205 m. Bioma: Cerrado, Floresta Amazônica e Pantanal. Extensão territorial: 13.420,978 km² (IBGE/2010). Base Econômica:

As principais atividades econômicas do município de Vila Bela da Santíssima Trindade baseiam-se na pecuária e na agricultura. Vila Bela possui um rebanho bovino com cerca de um milhão de cabeças.

Para chegar a Vila Bela saindo de Cuiabá, de carro ou ônibus, o trajeto segue pela BR-174, passando por Cáceres e Pontes e Lacerda. Distancia de Cuiabá: cerca de 525 Km pelas rodovias MT- 246 e BR- 174/170.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patrocinado

Post Top Ad